Prefeito de Lagoa Grande busca novas parcerias na Embrapa do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Por intermédio do pesquisador Mauro Zanus, o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, vistou a Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul – uma das maiores produtoras de uvas e vinhos. Junto com ele estava o ex-prefeito e enólogo Jorge Garziera, um dos primeiros a acreditar no plantio de uva na região do Vale do São Francisco, além dos pesquisadores Patrícia Ritschel, Jorge Tonietto e João Carlos Taffarel.

Cappellaro, que foi o primeiro presidente da Câmara de Fruticultura em 2008, no Vale do São Francisco, disse que ali foi um pontapé inicial da parceria com Embrapa. “Estamos buscando a denominação de origem da uva que irá dar uma alavancada na questão comercial, pela característica de clima e solo. Queremos expandir as novas variedades para os produtores de nossa região”, afirmou.

Zanus lembrou, que a Embrapa Uva e Vinho dispõe de pesquisa já realizada no Vale do São Francisco. “Estamos com projetos de novas cultivares para indústria, suco, e uvas de mesa sem semente”, lembrou. A variedade BRS vitória, primeira cultivar brasileira de uva sem sementes, elaborada pela Embrapa Uva e Vinho é outro exemplo desta ligação. São 200 hectares já plantados desta casta. “Ela é recomendada para regiões de clima tropical úmido, como o sudeste Brasileiro e o tropical semiárido, caso do Sertão”.

Os cases de sucessos apresentados na Serra (IP Pinto Bandeira, IP Altos Montes, IP Monte Belo do Sul, DO Vale dos Vinhedos e IP Farroupilha), existem há dois anos e meio onde se trabalha com projetos para a IP – Indicação de Procedência, para o Vale do submédio do São Francisco. “Vemos que nos trópicos, a viticultura tropical para uva de mesa e para vinhos, tem se intensificado. O Vale do São Francisco permite não só dois ciclos por ano, com uma colheita, com mais ciclos sucessivos ao longo do ano, um diferencial de ganho enorme”, disse o pesquisador Jorge Tonietto, que atua no projeto.

Fechado para comentários

Veja também

Jovem de 19 anos morre afogada no rio São Francisco em Curaçá (BA)

Ádylla Suanne Lucas Cunha, de 19 anos morreu após se afogar rio São Francisco em Curaçá (B…