Prazo para adesão ao SiSu e retificações é prorrogado e ‘Bônus Regional’ da Univasf para 2022 poderá ser aprovado

As instituições de educação superior públicas e gratuitas que não aderiram no prazo indicado para o processo seletivo 2022/1 do Sisu, poderão proceder à adesão e à retificação de seus Termos de Adesão, no período indicado até o dia 3 de dezembro de 2021.

Com isso, o bônus regional para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) entre em discussão e já haverá a próxima reunião no dia 26 de novembro.

A votação sobre o assunto foi colocada em reunião extraordinária, devido o prazo para a adesão ao SiSu 2022 e retificações, que só poderiam ser feitas até essa sexta-feira (19).

Os estudantes terão que esperar para que o Conuni decida se concede ou não a bonificação nesta reunião. Sendo assim, dará tempo aprovar para prazo para a adesão ao SiSu 2022 e retificações,a  depender do resultado da votação.

Segundo parecer final do processo que inclui o bônus para o curso de medicina, se faria distinção entre Paulo Afonso (BA) e Petrolina (PE), ambos os Campi adotariam o bônus de 10%, desde que atendam critérios pré-definidos.

Caso aprovado, poderão concorrer ao “Bônus Regional” todo estudante que tenha cursado todo o ensino médio em cidades das áreas de atuação da Univasf.

Para definir os municípios atendidos ficaria a distribuição administrativa das cidades por estado, por exemplo na Bahia poderiam participar todos os municípios da região macro norte do estado, composto pelas microrregiões de Paulo Afonso, Juazeiro e Senhor do Bonfim, num total de 28 municípios; em Pernambuco os municípios da mesorregião (sic) de Petrolina e Salgueiro e no Piauí, os municípios da mesorregião de São Raimundo Nonato.

Lembrando que, foi com grande pressão dos estudantes de escolas públicas da região, quando a UNIVASF, em 2010, adotou o sistema SISU/Enem e o sistema de cotas, no qual 50 % das vagas estavam destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. Entretanto, houve uma forte reação, na época, principalmente provocada por cursos prévestibulares, escolas privadas e políticos da região.

Já por volta de 2015, novas manifestações chegaram até a UNIVASF reivindicando bônus regional para estudantes de Juazeiro e Petrolina, especificamente para o curso de Medicina. A proposta foi rejeitada frustrando milhares de estudantes e seus familiares.

O debate volta à tona em 2021. Assim, foi constituída uma comissão com representantes de professores, alunos, servidores e membros da comunidade externa.

 

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura reforça práticas importantes através de ações multiprofissionais em Petrolina (PE)

As equipes multiprofissionais (E-multi) da Prefeitura de Petrolina têm como objetivo atuar…