Portela é a grande campeã do carnaval

Num ano marcado por acidentes na Sapucaí, a Portela conquistou o título do carnaval de 2017, depois de 33 anos de jejum. A azul e branca terminou a apuração na tarde desta quarta-feira com 259,9 pontos, após ter vencido pela última vez em 1984, na inauguração do sambódromo.

A agremiação do carnavalesco Paulo Barros – que venceu o quarto tcontou na avenida o enredo sobre os rios do mundo. Alguns dos grandes destaques do desfile foram o canto da escola e as alegorias e fantasias.

A escola disputou décimo a décimo com a Mocidade Independente de Padre Miguel, que acabou no segundo lugar. A virada da azul e branco veio no último quesito: enredo. A agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira gabaritou o quesito, enquanto a verde e branco da Zona Oeste perdeu um décimo.

A Mocidade, que chegou a liderar grande parte da apuração, levou Marrocos para a Sapucaí. Completam o desfile das campeãs, no próximo sábado, o Salgueiro, a Mangueira, a Grande Rio e a Beija-Flor, em terceiro, quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente.

Último colocada, a Paraíso do Tuiuti não será rebaixada para a Série A ano que vem. Numa reunião de emergência da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) na tarde desta quarta-feira, os presidentes das agremiações decidiram que nenhuma escola cairia para o grupo de acesso, devido aos acidentes que deixaram 35 feridos nos desfiles do Grupo Especial este ano.

Quando a medida foi anunciada durante a apuração, o público vaiou a decisão. A campeã da Série A, no entanto, numa apuração que acontece no início desta noite, subirá para o Especial em 2018. Com isso, 13 escolas participarão do grupo principal ano que vem, e duas serão rebaixadas. A última vez que escola alguma foi rebaixada foi em 2011, quando um incêndio atingiu os barracões da Portela, União da Ilha e Grande Rio no pré-carnaval. Mas em 1992, por exemplo, quando um carro da Viradouro pegou fogo em plena Sapucaí, houve rebaixamento. A vermelho e branco de Niterói acabou escapando, terminando na nona posição. (O Globo).

Veja a classificação completa do Grupo Especial

1. Portela

2. Mocidade Independente de Padre Miguel

3. Acadêmicos do Salgueiro

4. Estação Primeira de Mangueira

5. Acadêmicos do Grande Rio

6. Beija-Flor de Nilópolis

7. Imperatriz Leopoldinense

8. União da Ilha do Governador

9. São Clemente

10. Unidos de Vila Isabel

11. Unidos da Tijuca

12. Paraíso do Tuiuti

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: Líder religioso é preso por estupro e crimes sexuais em terreiro

Um homem de 27 anos, líder espiritual de uma religião de matriz africana foi preso pela Po…