PMBA comemora 192 anos de serviços prestados a população

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (17), foi realizada em Juazeiro uma solenidade militar para celebrar os 192 anos de existência da Polícia Militar do Estado da Bahia, na sede do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC). O evento contou com a presença de autoridades militares e civis do Vale são-franciscano. A iniciativa das comemorações foi do 3º BEIC, comandado pelo Tenente Coronel PM Jorge Sampaio Silva, que promoveu a data histórica confirmando um dos maiores valores institucionais da corporação, a tradição.

A solenidade realizada com tropa formada e guarda de honra ressaltou o simbolismo do militarismo, parte indissociável da instituição, abrilhantando a ocasião cívica em honra a instituição quase bi centenária. Na oportunidade, foi lida a mensagem do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral, o Coronel PMBA, Anselmo Alves Brandão, e a entrega de elogios a policiais militares da ativa e de homenagens aos da inativa que fazem parte do álbum memorial do “Corpo de Polícia” mais antigo do Brasil.

Polícia Militar do Estado da Bahia

Denominada por decreto de 1940, foi criada no ano de 1825, em tempos de Império, um ano após a outorga da primeira constituição do Brasil, era outra época, outra configuração social. A PMBA como órgão de defesa da ordem pública vem compondo as transformações republicanas nacionais e mesmo tendo sua alma hierarquizada, não deixa de ser uma das mais vibrantes instituições da democracia brasileira, já que a ordem social é a base para a possibilidade de existência do Estado Democrático de Direito.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco realiza ato para reivindicar direitos da categoria 

Representantes do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco estão em Petrolina (PE) nesta se…