Plantio de 7 mil árvores marcará o Dia Mundial do Meio Ambiente em Petrolina (PE)

A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), vem desenvolvendo o Programa Orla Nossa. O projeto, iniciado ainda em 2017, consiste em diversas ações de recuperação de toda região da Orla II, que vai desde o Círculo Militar até o último restaurante da via. O trecho está completamente cercado para delimitar e proteger o local.

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, será lançado o desafio ‘Orla Nossa – Cidades Ribeirinhas’, que vai incentivar municípios de todo o Brasil a plantar árvores. Petrolina irá iniciar o projeto com o plantio de 7 mil árvores nativas em apenas um dia, o objetivo é recuperar as matas ciliares de rios e riachos urbanos, protegendo e garantindo a segurança hídrica para as próximas gerações.

“Promover ações de recuperação da mata ciliar é fundamental para devolver o equilíbrio ecológico e bem estar para zonas urbanas que, historicamente, foram degradadas pelo desenvolvimento das cidades. O desafio vem para instigar o reflorestamento dessas áreas, incentivando ações benéficas à comunidade local e ao meio ambiente, assim como o fortalecimento da integração de toda a bacia hidrográfica com a adesão de outras cidades ribeirinhas”, explicou o diretor de projetos da AMMA, Victor Flores.

Dia da ação

O plantio será executado pelas Forças Armadas com o 72º BIMtz, Marinha e Aeronáutica. A ação conta com apoio técnico do IF Sertão e de parceiros para desenvolver a pesquisa como: Agrovale, que doou as mudas, Bayer com o composto orgânico e Granvalle com os contentores. Serão respeitadas todas as normas de segurança e protocolos de distanciamento devido à pandemia. Por este motivo, a ação não contará com a presença de voluntários.

“A área já foi preparada e sinalizada para distribuição e plantio das mudas. Uma ação importante é o monitoramento das mudas que foram georreferenciadas visando acompanhamento e rastreabilidade individual de cada planta durante os próximos quatro anos”, ressaltou a analista ambiental da AMMA, Carolina Carvalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco anuncia compra de 1,4 milhão de testes para frear variante delta

Visando combater a disseminação de novas cepas do coronavírus em Pernambuco, o Governo do …