Petrolina: Psicóloga do HGU explica a importância de cuidar da saúde mental durante o distanciamento social

Com a pandemia do novo coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a população adote o distanciamento social como medida de prevenção ao avanço da Covid-19. Com isso, a sociedade precisou reorganizar a rotina para evitar ao máximo o contato social. De acordo com a psicóloga do Centro de Prevenção e Reabilitação (Cenpre) do Hospital Geral e Urgência (HGU), Roxana Ferreira, a nova dinâmica pode desencadear consequências emocionais e por isso, as pessoas devem ficar atentas aos sinais.

“Um dos principais indicativos, de que pode haver a presença de algum transtorno psicológico ou sofrimento mental, é quando a pessoa começa a apresentar um funcionamento ansioso, decorrentes muitas vezes de pensamentos catastróficos em relação ao futuro, comportamento de maior isolamento do que o esperado, diminuição de prazer e interesse nas atividades diárias possíveis, alterações no sono ou no apetite, pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos (que causam algum nível de sofrimento), entre outros sintomas. Nesses casos, é imprescindível que o indivíduo procure auxílio psicológico para que não haja agravamento do caso”.

Mesmo as pessoas que não apresentam indicativos de transtorno psicológico ou sofrimento mental devem cuidar da saúde mental. Algumas medidas podem ser adotadas no cotidiano para prevenir os problemas.

“É importante que as pessoas evitem assistir, ouvir, ler notícias e se expor a informações em excesso; o ideal é escolher um ou dois horários no dia para fazer isso (pode ser pela manhã e/ou à noite). É importante evitar usar a maior parte do tempo para “não fazer nada”, ao invés disso, é aconselhável utilizar o tempo de forma criativa, respeitando também o momento de descanso que o corpo e a mente precisam. Caso a convivência com os familiares esteja difícil, é necessário buscar estabelecer o diálogo, sem apontar erros, e utilizar a estratégia de afirmar como se sente diante das atitudes das pessoas, pois ela é mais eficaz. Além disso, é interessante que os membros da família busquem fazer juntos atividades que são de interesse comum, tais como jogar, assistir filmes, conversar, cozinhar e etc. Outro hábito que pode ser incorporado, é o de resgatar laços afetivos com amigos e familiares, que com a correria do dia-a-dia acabaram se perdendo, através de ligações, reuniões em grupo por vídeo chamada e conversar sobre assuntos divertidos e interessantes. Algo muito importante, e que faz grande diferença, é o estabelecimento de uma rotina e o gerenciamento do tempo de forma saudável (separando sempre os momentos para o autocuidado). Se possível, buscar a psicoterapia online, para que o profissional possa direcionar o que deve ser feito, pois cada caso é singular e necessita de uma intervenção apropriada”.

Acolhimento Psicológico

Com o objetivo de acolher usuários que estão em sofrimento psíquico causados ou intensificados pela pandemia da Covid-19, o HGU está disponibilizando o serviço de Acolhimento Psicológico, uma modalidade de intervenção psicológica que visa acolher as demandas emocionais no momento de urgência, colocando à disposição dos usuários uma escuta atenta.

Os atendimentos acontecem por chamada de vídeo. Para agendar com o call center, o paciente deve ligar nos números (87) 3866-8282 ou (87) 3866-8250, opção 1, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 8h às 13h. Após deixar o número de telefone, o psicólogo entrará em contato.

Fechado para comentários

Veja também

Professora Teresinha Teixeira presta solidariedade a Dr. Augusto Coelho, pai do empresário Rafael  

“Estimado amigo Dr. Augusto Os desígnios do Senhor Deus são insondáveis e por tantas…