Petrolina (PE): Sindicato emite carta aberta, expõe vários problemas e até assédio institucional provocado pela atual gestão do Hospital Universitário

O Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares do Estado de Pernambuco (SINDSERH/PE), emitiu na segunda-feira (01) uma carta aberta endereçada ao Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina (PE).

De acordo com a carta, os trabalhadores do HU, representados pelo sindicato,  vem demonstrar insatisfações com a atual gestão do Hospital. Uma das motivações listadas diz respeito as tomadas de decisões da gestão,  consideradas “autoritárias, arbitrárias e desproporcionais”.

O documento  expõe tratamento discriminatório contra terceirizados;  falta de material;  mudança compulsória de setor; alteração de horário dos colaboradores ligados à Gerência administrativa e situações de assédio institucional de natureza organizacional instalado no HU-UNIVASF, como aumento no número de advertências; assédio aos residentes;  cobrança fora do horário de trabalho a chefias, colaboradores e terceirizados; programa de incentivo que supostamente coage os colaboradores a competir entre si.

O sindicato solicita algumas respostas da gestão como: justificativas que levaram à troca dos funcionários do setor; Realização de treinamentos para os funcionários que mudaram de unidade e as suas atividades; A publicização do plano de ação elaborado pela Comissão de Desimplemnetação de Insalubridade; revisão da política de gestão e uso de luvas; revogação do Ofício-Circular – SEI nº 18/2020/DIVGP/GA/HU-UNIVASF-EBSERH; Sejam extintas as medidas de discriminação com os funcionários terceirizados; Que o HU-UNIVASF apresente o cronograma e o planejamento para o cumprimento da NR 24.

LEIA A CARTA AQUI