Petrolina (PE): Secretária esclarece sobre a redução de 11 leitos de UTI Covid-19 e afirma que prefeitura já está buscando hospitais para contratualizar novos leitos

A Secretária Executiva de Vigilância em Saúde em Petrolina (PE),  Marlene Leandro, participou do Programa Edenevaldo Alves (Petrolina FM), na manhã desta terça-feira (23), e esclareceu a redução dos 11 leitos das Unidades de Tratamento Intensivo- COVID-19 contratualizados pelo município.

De acordo com Marlene, o contrato dos seis leitos de UTI firmado  pelo município com hospital Neurocardio terminou e a unidade hospitalar não teve interesse em renová-lo.

Os outros cinco leitos contratualizados pela prefeitura no hospital Memorial estão ocupados com demandas dos usuários da própria unidade. A secretária esclarece que, de acordo com a lei do SUS, a prefeitura só pode utilizar  leitos privados quando as vagas da rede pública estiverem todas ocupadas.

“A gente tem esses cinco leitos lá, mas enquanto eu tiver vaga nos leitos de UTI  da UPA ou HU eu não uso leito privado que eu tenho contrato”, afirmou, acrescentando que o contrato  com o Memorial está mantido e que o percentual da taxa de ocupação  feito  pela prefeitura é baseado em leitos reais disponíveis.

Diante da situação, prefeitura dispõe, no momento, de 10 leitos contratualizados no Hospital Universitário. Já os leitos de UTI estaduais disponíveis são 20 na UPA, cinco  no Hospital Memorial e 7 leitos no Neurocardio.  Vale reforçar que com a  redução dos 11 leitos de UTI da rede pública, a cidade agora tem 42  leitos para a demanda da covid-19, sendo que 31 vagas já estão ocupados.

A Secretária adiantou durante a entrevista quea equipe do Comitê Covid-19 realizará  uma reunião nesta terça-feira (23),  para definir demandas relacionadas à situação. A titular também afirmou que a prefeitura já está buscando hospitais para contratualizar novos leitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Covid-19: ocupação dos leitos de UTI continua acima de 90% em Petrolina e mais 3 mortes são registradas

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, info…