Petrolina (PE): Projeto recicla lixo eletrônico e recria computadores, impressoras e monitores para doação

A obsolescência programada, que é quando um produto vem de fábrica com o período específico de uso,  é um dos motivos do crescimento de lixo eletrônico na sociedade.

Pensando nisso,  o laboratório de recondicionamento da Facape  em Petrolina (PE),  desenvolve um projeto, há mais de uma década,  que  já impediu o descarte  de  cerca de 1 tonelada de eletrônicos no meio ambiente.

A iniciativa,  que completa em 12 anos em 2022,  continua recebendo  eletrônicos como monitores de lcd, teclado, mouse, impressora, estabilizador, nobreack, celular e  tablet  danificados para trnasformá-los em eletrônicos novos.

No laboratório, os equipamentos passam por uma triagem, limpeza e configuração  ficando pronto para ser doado. Os eletrônicos que não funcionam mais são entregues à parceiros do projeto que realizam o descarte correto.

De acordo com o professor Vanderlei Gondin,  as doações são feitas por meio de kits  que contém cinco computadores, uma  impressora e cinco estabilizadores.  Já foram atendidos pelo projeto a UPE, UNEB, APAE, Sementes do Amanhã e outras instituições e entidades.

Quem tiver qualquer eletrônico para descarte pode entrar em contato com o número  (87) 3866 -3236.

Fechado para comentários

Veja também

Sertão do São Francisco: Previsão é de calor nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (6) em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) a previsão indica temperatura mí…