Petrolina (PE): Número de pacientes recuperados do coronavírus pode aumentar, afirma diretor médico

0

O diretor Médico da Secretaria de Saúde de Petrolina (PE), Diego Dourado, esclareceu nesta quarta-feira (01/06) sobre o panorama referente ao coronavírus no município e destacou sobre a curva de pacientes curados na cidade.

Ele disse que a atualização do número de recuperados depende de uma logística interna  e que o próprio Ministério da Saúde  estabelece  critérios cronológicos  para avaliar se o paciente realmente se encontra curado da doença.

“E que critério são esses, afinal?  O paciente tem que ter, no mínimo, 15 dias entre o início do  sintoma e está  pelo menos  três dias assintomáticos”, destacou durante entrevista ao Programa Edenevaldo Alves na Petrolina FM.

O diretor afirmou que havia  uma quantidade substancial de casos que se enquadravam nestes  critérios, mas que a Secretaria  não havia conseguido um contato prévio com essas pessoas para confirmar se elas estavam assintomáticas. Após uma revisão na listagem desses pacientes, a  prefeitura conseguiu  a confirmação da cura clínica.

O secretário ressalta que o número de casos positivos  que Petrolina (PE) pode vivenciar nas próximas semanas não é porque o problema está fora do controle, mas, sim, porque o controle tem sido efetivo e oportuno. “Quanto mais se testa, mas se tem diagnostico firmados. A nossa curva de recuperados ela tem de a aumentar ou diminuir. Ela sempre aumenta (…) A tendência dela vai variar de acordo com o controle de novos casos”, explicou.

Na terça-feira (30/06), a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (PE) confirmou  14 curas, aumentando o total para 448, conforme boletim epidemiológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Miguel Coelho afirma que pela prefeitura não há possibilidade de fechamento do comércio no cenário atual

Um novo fechamento do comércio não é uma realidade para Petrolina (PE), pelo menos na aval…