Petrolina (PE): Hemope esclarece o motivo de não aderir  campanha que daria  100 ingressos de show para voluntários que doassem sangue

A responsável pela captação de doadores do Hemope em Petrolina (PE), Cláudia Yoná Campos, esclareceu  o motivo do órgão não aderir uma campanha que incentiva  100 voluntários a doarem sangue  em troca  de ingresso para um show que será realizado na cidade.

“De acordo com a portaria nacional de consolidação nº 5,  a doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador de forma direta ou indireta receber qualquer remuneração ou beneficio em virtude da realização. Entendemos que a doação de sangue é algo voluntário. É vida salvando vidas”, disse.

Cláudia também afirmou que como o voluntário está interessado em receber o ingresso, pode acontecer a omissão de informações importantes na triagem médica. O procedimento consiste do candidato  responder várias questões sobre sua vida como, por exemplo,   se fez tatuagem recentemente, se tem piercing, se realizou extração dentária, se faz uso de drogas, se há evidências clínicas ou laboral de DST pelo sangue e outros (veja aqui)

“Existe uma serie de detalhes, responsabilidade também do doador. Algum dado desse pode ser omitido e pode prejudicar o paciente que vai receber esse sangue. Tem que ser a honestidade do candidato, pois a  única recompensa para ele é a gratidão”.

Claudia disse que o Hemope segue o que preconiza a  legislação, mas salientou que cada unidade tem uma gerência diferente, a exemplo de outros hemocentros que já aderiram este tipo de campanha.

De acordo com a Yoná, o Hemope em Petrolina está  o abastecimento do banco de sangue baixo. E aproveitou a entrevista para convocar a população.   “Àqueles que tiverem perfil de ser um doador de sangue, compareça”, disse.

Fechado para comentários

Veja também

Em culto para homens, pastor diz que já beijou a filha na boca: “mulherão”; entenda o caso

O pastor Lucinho Barreto declarou, em um culto para homens, que beijou a boca de sua filha…