Petrolina (PE): em janeiro, 140 abordagens e 18 acolhimentos foram realizados à População em Situação de Rua

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem intensificado cada vez mais o Serviço Especializado em Abordagem Social. As ações são executadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), só no mês de janeiro foram realizadas 140 abordagens e 18 acolhimentos.

A Abordagem Social é formada por equipes compostas por Assistentes Sociais, Psicólogos e Educadores Sociais que trabalham das 7h às 17h e em plantões noturnos das 18h às 22h, realizando busca ativa nas ruas, praças, feiras e rodoviária. Eles identificam e acompanham as famílias e indivíduos em situação de rua, além de realizarem os encaminhamentos necessários. Em casos de acolhimento, este precisa ser voluntário.

Ao aceitar o acolhimento, as pessoas são encaminhadas para o Abrigo Municipal, local em que poderão contar com uma equipe multidisciplinar, cinco refeições diárias, dormitório, itens de higiene pessoal, além de receberem orientação para obtenção de documentação pessoal, inscrição no Cadastro Único e, caso necessário, aos serviços de saúde ofertados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Também são disponibilizados cursos e capacitações para prepará-los para retornar ao mercado de trabalho.

Uma mulher, natural de Afrânio, vivia há 10 anos em situação de rua em Petrolina. Através do contato e orientação da Abordagem Social, aceitou o acolhimento no Abrigo Municipal no final de janeiro. Com a ajuda de toda a rede socioassistencial foi possível fazer emissão de seus documentos pessoais e localizar a família na cidade de origem. Ela demonstrou interesse em reestabelecer os laços familiares e aceitou realizar tratamento para alcoolismo.

Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial:

No mês de janeiro deste ano foi instituído um Grupo de Trabalho de Gestão Intersetorial, envolvendo o Social, a Saúde, Educação, Segurança Pública e Habitação, com o objetivo de criar e implantar um projeto com políticas próprias referentes às pessoas em situação de rua. O grupo atua com a finalidade de dar condições para que esse público tenha a oportunidade de deixar as ruas, atenuando suas vulnerabilidades e restaurando sua dignidade.

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para concurso da Polícia Científica de Pernambuco começam nesta segunda (29)

As inscrições para o concurso público da Polícia Científica de Pernambuco serão aceitas a …