Petrolina (PE): Economista explica determinantes da inflação brasileira recente 

A economista Socorro Macedo esteve no programa Edenevaldo Alves na segunda-feira (11), para esclarecer alguns dos determinantes da inflação brasileira recente.

Socorro disse que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -IPCA, feito pelo IBGE, mede como  foi a inflação nos últimos 30 dias que acelerou de 0,87% em agosto para  1.16% em setembro. Com relação ao mês, a economista diz que desde 1994 não havia um que acusasse uma inflação tão alta. “Naquela época foi 1.53% e agora estamos com 1.16%  isso que tem chamado atenção”, disse.

A economista explica que a  inflação vira fruto de uma série de fatores, desde os problemas internacionais ligados ao choque de energia, choque de Petróleo até os problemas estruturais internos. “A elevação do petróleo acarreta em custos mais elevados na composição do produto  na circulação dos nossos bens que vai refletir no produto final”, explicou.

Na oportunidade Socorro também destacou que um dos  principais fatores para  elevar a inflação foi o aumento de custos com energia.  “Imagine que eu vou produzir com um insumo produtivo super importante é a energia  está mais cara. Então, dentro da composição do preço do produto isso está mais caro”, assegurou.

Fechado para comentários

Veja também

Motorista de aplicativo é morto a tiros em Petrolina (PE)

Um motorista de aplicativo foi morto a tiros na tarde dessa segunda-feira, (29), no bairro…