Petrolina (PE) é destaque no combate a covid-19 em avaliação da Organização Pan-Americana e Ministério da Saúde

Com o objetivo de conhecer os trabalhos realizados pela gestão municipal no combate ao novo coronavírus e trocar experiências exitosas, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), visitaram Petrolina, na última semana. As equipes foram recepcionadas pelos técnicos da Secretaria de Saúde e por representantes da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII GERES).

Mais uma vez, a cidade ganhou destaque entre os municípios de Pernambuco, por ações inovadoras e antecipadas, como por exemplo, a primeira cidade a comprar testes do tipo SWab rápido para pesquisa de antígeno, visando o diagnóstico precoce, além de ter protocolo médico diferenciado para o acompanhamento dos pacientes que positivam para o vírus.

O encontro com a OPAS e o Ministério da Saúde foi dividido em dois momentos. O primeiro foi presencial, no qual o diretor médico da Secretaria de Saúde, Diego Dourado, apresentou um histórico documental de todas as ações municipais desde o início da pandemia, quando não havia nenhum registro de casos confirmados da doença, até o cenário atual, apontando todos os avanços.

Durante a apresentação, um dos temas abordados foi a alta testagem de pessoas suspeitas para COVID-19. Ao longo destes 15 meses de pandemia, Petrolina realizou mais de 240 mil testagens, ou seja, a cada 10 moradores, sete já foram testados no município.

Após a discussão técnica, foi realizada uma visita aos serviços de saúde oferecidos no município: na Unidade de Saúde Josefa de Souza Silva, no bairro Pedra Linda; Centro COVID; o Hospital de Campanha Municipal; e a UPA, serviço de gestão estadual. Os técnicos ainda conheceram o serviço da Vigilância em Saúde e a biofabrica do método Wolbachia, outro projeto inovador de combate ao Aedes Aegypti que está sendo desenvolvido na cidade.

Fechado para comentários

Veja também

Primeira etapa: Ao todo, 97 ruas serão pavimentadas em Petrolina (PE)

O maior programa de pavimentação já executado em Petrolina entra numa nova fase. O prefeit…