Petrolina (PE) completa três meses do primeiro caso da covid-19

0

Petrolina completou, nesta terça-feira (23), 90 dias desde que registrou o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (covid-19), anunciado no dia 23 de março pela Secretaria Municipal da Saúde. A curva de crescimento do número de infectados, óbitos e internamentos em UTIs se mantém sob controle até o momento, se comparado a outros municípios nordestinos com a mesma faixa de habitantes que Petrolina.

Entre as principais ações da prefeitura, que iniciou seu plano de contingência logo após o primeiro caso de covid-19 ser confirmado no país, estão: treinamento de profissionais da Atenção Básica; decretos municipais estabelecendo isolamento social, reorganização do fluxo das Unidades Básicas de Saúde (UBS); abertura de leitos de UTI em parceria com o Hospital Universitário; aquisição de 34 mil testes rápidos; implantação de uma sala de teleorientação; monitoramento nas feiras livres com a distribuição de máscaras de tecido; monitoramento no aeroporto, e abertura do hospital de campanha com 100 leitos intermediários.

Na avaliação da Prefeitura de Petrolina, o momento é de cautela. Com esse intenso trabalho, focado em salvar vidas, o município chegou à marca de 182 pessoas recuperadas da covid-19. De acordo com o boletim desta segunda-feira (22), são 583 casos do novo coronavírus confirmados até o momento, com 22 óbitos registrados.

Esforços

Mas, os esforços sanitários e logísticos continuam. Após realizar a testagem dos profissionais da linha de frente, o município iniciou a testagem dos grupos de risco, começando pelas gestantes e mulheres no pós-parto. A gestão municipal segue com seu esquema de ações voltadas ao combate da covid-19, sem esquecer as demais áreas. E reforça que o momento é de exercer o isolamento domiciliar e o uso de máscara, bem como o distanciamento social como verdadeiros remédios para essa pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Boletim desta sexta-feira registra 22 recuperações e 20 novos casos da covid-19 em Juazeiro (BA)

Na atualização desta sexta-feira (18), a Secretaria da Saúde registra 22 novas recuperaçõe…