Petrolina (PE): Com investimento de R$ 900 mil, mamógrafo municipal realizará 600 exames por mês

Um dos principais problemas de saúde pública do mundo, o câncer de mama, está entre as quatro principais causas de morte prematura. Frente a esse cenário, realizar exames periódicos é essencial para fazer com que as estatísticas diminuam. Diante disso, e de forma inédita, a Prefeitura de Petrolina fez a aquisição de um mamógrafo municipal instalado no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRM).

Na segunda-feira (4), o prefeito Simão Durando acompanhou a entrega dos resultados dos exames de mamografias das primeiras 30 mulheres que utilizaram o aparelho. Foram investidos mais de R$ 900 mil na compra do equipamento e a expectativa é que sejam feitas cerca de 600 mamografias por mês. Anteriormente, o exame era realizado através de contratação de serviços.

“Esse é um momento histórico para o nosso município. A nossa gestão continua avançando e garantindo uma assistência de qualidade a população, o acesso ao exame ofertado de forma integral e a ampliação do acesso a rede de atenção à saúde. O mamógrafo representa um grande avanço no diagnóstico de alterações e doenças que afetam as mamas. A gente sabe que a detecção precoce representa um índice de 95% de cura. Então, essa é a nossa missão, cuidar do nosso povo”, concluiu o prefeito Simão Durando.

Para ter acesso ao exame, a mulher precisa agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde de Referência e, caso seja necessário, o profissional médico fará o encaminhamento para a realização do procedimento no CRM. O exame é marcado na própria Unidade de Saúde.

Fechado para comentários

Veja também