Petrolina (PE): Bairros Mandacaru, São Gonçalo e Terras do Sul possuem mais focos do mosquito da dengue

Os bairros Mandacaru, São Gonçalo e Terras do Sul são os que possuem mais focos do mosquito da dengue em Petrolina (PE). Segundo a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, esses locais ainda apresentam outra característica que é a reincidência, pois estão na lista de maior índice de infestação repetidamente.

“Na realidade, esses bairros são sempre reincidentes. Eles se destacam com essa incidência de foco da dengue, então mais uma vez a gente chama a responsabilidade da população que esta é uma ação de todos. Se o morador vê a água acumulada, por exemplo, é preciso ter cuidado porque não só adoece as pessoas da casa como toda a vizinhança do quarteirão”, explicou Marlene durante entrevista ao Programa Edenevaldo Alves, na Rádio Petrolina FM, nesta segunda-feira (9).

Arboviroses como dengue, zika e chikungunya, também preocupam, pois podem levar o paciente ao óbito, como aconteceu com uma idosa de 86 anos, que teve a morte confirmada devido à chikungunya em Petrolina, na sexta-feira (6). Ainda segundo a secretária, além desse caso, atualmente há outro óbito em investigação na cidade.

“Esse óbito foi confirmado por critérios clínicos epidemiológicos que é quando a pessoa que veio a óbito não tinha resultado de exame por não ter procurado o serviço de saúde e foi a óbito na residência. Mas a vigilância fez a investigação e descobriu que outras pessoas da residência onde a idosa morava, apresentavam sintomas da doença, elas realizaram coleta de exames para diagnóstico laboratorial e as duas pessoas que residiam na casa confirmaram para chikungunya, então a pessoa que foi a óbito foi confirmado pelo critério clínico”, disse a secretária.

Fechado para comentários

Veja também

Reflexão do dia

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedic…