Petrolina: Mulheres da Segurança Pública conquistam reconhecimento institucional e apresentam resultados da profissão

Elas assumem postos importantes na  segurança pública de Petrolina (PE),  e por meio da profissão que escolheram contribuem para a correção da desigualdade histórica entre gêneros e o avanço dos direitos das mulheres.

Em entrevista ao Programa Rota 98 da Petrolina FM na manhã desta quinta-feira (05), a delegada seccional de Polícia Civil,  Isabela Cabral, a delegada Adjunta de delegacia da Mulher, Sara Rocha e a Comandante da Patrulha da Mulher da Guarda Civil de Petrolina, Maria Aparecida Ferreira,  discorreram sobre suas respectivas  profissões,   vida ‘fora’ das instituições de segurança pública e os resultados dos trabalhos que realizam.

“Minha escala é 24h horas. A gente trabalha tanto na parte repressiva, como também na parte de fiscalização de medidas.  Tem casos que mesmo na folga a gente tenta resolver, para dar uma resposta a essas mulheres, porque elas dependem muito da gente. Muitas chegam a dizer que só têm a patrulha por elas”, destacou a comandante Maria Aparecida.

A delegada Isabela, por sua vez, salientou que a rede que atende essas  vítimas é completa e que o trabalho conjunto consegue garantir proteção e direitos às vítimas.  “É importante a gente falar que é uma rede completa. É do começo do atendimento até chegar no judiciário. A gente tem tido um judiciário muito célere,  sendo julgado muito rápido, as prisões decretadas  muito rápido. A gente tem trabalhado em parceria muito forte,  isso faz com que as medidas sejam analisadas muito rápido. A gente consegue fechar o ciclo por completo garantido a essas mulheres cada vez mais proteção”, destacou.

A delegada Adjunta de delegacia da Mulher, Sara Rocha, enfatizou que o trabalho conjunto resulta em saldos positivos no município.  ” O número de registros em Petrolina cresceu devido a confiança que a rede de proteção estar passando, estar transmitindo para as mulheres. Então Petrolina é uma das cidades, que a gente pode dizer, que a mulher tem uma proteção e que todas as pessoas envolvidas nestes órgãos estão tendo o compromisso e a responsabilidade de atender a mulher em todos os aspectos”, assegurou.

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para concurso da Polícia Científica de Pernambuco começam nesta segunda (29)

As inscrições para o concurso público da Polícia Científica de Pernambuco serão aceitas a …