Petrolina mantém tradição de blocos que levam frevo e maracatu à prévia carnavalesca

Faltando uma semana para o ciclo carnavalesco, muitos petrolinenses já curtem a folia e aquecem o passo para o reinado de Momo que acontece oficialmente de 2 a 5 de março. Neste sábado (23), por exemplo, o frevo e o maracatu deram o tom à festa com o desfile dos blocos ‘Baque Opará’ e ‘8 Furos’.

O primeiro a desfilar pelas ruas de Petrolina foi o Bloco ‘8 furos’ que há mais de 12 anos cumpre seu tradicional percurso saindo da vizinha cidade de Juazeiro com destino à Praça 21 de Setembro. Os integrantes passaram pela Ponte Presidente Dutra ao som do frevo da Orquestra do Bolinha e também renderam homenagens ao folião Flávio Cristiano, conhecido como ‘Neném’, falecido recentemente.

Segundo o coordenador do bloco, Leo Viera, as prévias carnavalescas vêm ganhando, cada vez mais, o espaço merecido no carnaval da cidade. “Durante muito tempo fomos despercebidos no quesito cultural. Os blocos não tinham a valorização devida, mas hoje percebemos um respeito muito grande. Essa prévia de carnaval é uma festa maravilhosa e é importantíssima para quem passa o ano inteiro trabalhando pelo carnaval e pela alegria que isso traz aos petrolinenses”, disse.

Já era noite quando o grupo de percussão ‘Baque Opará’ também fez seu desfile pelas ruas da cidade, saindo da Rua Antônio Santana Filho também em direção à Praça 21 de Setembro onde crianças, jovens e idosos ajudaram a manter o enredo da folia trazida pelo maracatu que levou centenas de foliões às ruas.

Um destes personagens era a aposentada, Vera Lúcia Silva, que prestigiou a festa ao lado Da filha e da neta de apenas 4 anos. “Eu até fujo de festa, mas aqui na pracinha a gente sabe que é um lugar animado para brincar. Dá para trazer a família e todo mundo aproveita junto”, disse. O ciclo carnavalesco de Petrolina começa no dia 2 de marco e o polo ‘Porta do Rio’ traz atrações como Taline Clara, Alan Cléber, Sem Radar,Trio Granah, Dalmo Natan, Fabiana Santiago, Luan Estilizado, entre outros.

Fechado para comentários

Veja também

Compesa vai contestar judicialmente multa aplicada pela Armup em Petrolina (PE); confira a nota

A Compesa informa que recebeu a aplicação da multa com surpresa e vai contestar judicialme…