Petrolina: estão abertas inscrições para 1º Circuito de Dança na Periferia no bairro José e Maria

0

A comunidade do Bairro José e Maria e de seu entorno recebem entre novembro e dezembro as atividades do 1º Circuito de Dança na Periferia de Petrolina. Esse é o segundo ciclo do projeto que busca descentralizar ações artísticas na cidade e vai acontecer na Associação das Mulheres Rendeiras. As primeiras atividades serão oficinas de dança que já estão com inscrições abertas.

São três oficinas oferecidas gratuitamente, permitindo experiências em dança popular, contemporânea e experimental. Cada uma disponibiliza 20 vagas, totalizando 60 atendidos durante dois meses de encontros. “Elas têm como principal objetivo despertar nos jovens das comunidades onde acontece o projeto o interesse pelas diversas modalidades da dança, onde a mesma possa contribuir no desenvolvimento de habilidades motoras e coordenativas, além de criticidade”, explica o coordenador do circuito Marcos Aurélio.

As oficinas são abertas à comunidade em geral e convidam especialmente estudantes. Para participar é preciso ter entre 15 e 29 anos. As inscrições podem ser feitas na própria associação, durante o dia. Como instrutoras estão profissionais da dança de Petrolina, sendo elas as bailarinas Beatriz Souza, Carol Andrade e Fernanda Luz. Em dezembro, dia 15, uma mostra pedagógica com apresentação de coreografias encerrará as atividades.

Além destas ações de iniciação a formação em dança, o circuito também leva espetáculos para a comunidade. No bairro José e Maria se apresentarão o artista Cleybson Lima com o espetáculo ‘Sentimentos Gis’ (18/11) e a Cia. Balançarte com ‘Chão’ (19/11), sempre às 19h na sede da Associação das Mulheres Rendeiras. A entrada para os espetáculos também é gratuita. Após a apresentação, haverá uma conversa aberta entre artistas e o público.

Nos ciclos de atividades seguintes, o circuito deve chegar aos bairros Rio Corrente (no Cine-teatro CEU das Águas) e João de Deus (no Centro Paroquial), sendo que o primeiro bairro a sediar o projeto foi o Fernando Idalino. O 1º Circuito de Dança na Periferia é uma realização da Cia. Balançarte, aprovado no Edital Funcultura Geral 2017. Grupos parceiros também se apresentam, são a Cia. de Dança do Sesc Petrolina, Confraria 27, Coletivo Trippé, Cleybson Lima Produções, Coletivo Incomum e H2Om Crew.

Agenda no José e Maria:

Até 13/12 – Oficinas de Dança popular, Contemporânea e Experimental.

18/11, 19h – Espetáculo Sentimentos Gis com Cleybson Lima.

19/11, 19h – Espetáculo Chão com a Cia. Balançarte.

15/12, 19h – Mostra Pedagógica das Oficinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em meio a falta de oxigênio, Amazonas precisa transferir 60 bebês prematuros

Em meio à situação desesperadora de falta de oxigênio nos hospitais durante um pico de cas…