Petrolina antecipa programação do ‘Dia Mundial de Luta Contra Aids

0

A Prefeitura de Petrolina antecipou a programação em alusão ao ‘Dia Mundial de Luta Contra a Aids’, comemorado no dia 1º de dezembro. As atividades já iniciam neste sábado (23), com panfletagem, distribuição de preservativos e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação acontecerá na Feira da Cohab Massangano, das 8h às 12h.

O objetivo é conscientizar a população e divulgar estratégias de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, como o uso da camisinha, realização de testes rápidos de HIV e trabalho educativo com a população nas feiras livres e praças. A programação segue no domingo (24), na feira livre do bairro João de Deus, das 8h às 12h. Os profissionais envolvidos na ação vão distribuir preservativos e panfletos e orientar os frequentadores da feira.

No dia 27, acontecerá uma ronda noturna que terá como público alvo profissionais do sexo e pessoas que vivem em situação de rua em diversos pontos da cidade. No dia 28, das 8h às 12h, acontecerá uma ação no semáforo em frente à prefeitura, na Avenida Guararapes, com panfletagem e distribuição de insumos.

No dia 29 de novembro, das 7h às 16h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Rua Joaquim Nabuco, S/N, em frente ao Hospital Dom Malan/Imip, acontecerá o Dia ‘D’. Na ocasião será intensificada a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

“Essas ações servem para orientar a população sobre a importância da prevenção e principalmente alertar sobre os perigos que o HIV e Aids causam no organismo. A doença não tem cura, mas existe tratamento de controle gratuitos. Vale ressaltar que o preservativo ainda é o método mais eficaz para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Doença

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças oportunistas. A doença não tem cura, mas tem tratamento de controle. A pessoa pode ter o vírus HIV e não saber, por que os sintomas demoram a aparecer. Por isso, se a pessoa passar por alguma situação de risco (sexo sem preservativo, compartilhamento de seringas, transmissão vertical) recomenda-se fazer o teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo ClimaTempo, a temperatura máxima chega aos 36° nesta segunda-feira(16) em Petrolina (PE)

De acordo com o instituto ClimaTempo, essa segunda-feira (16), será de sol, muitas nuvens …