Pesquisa indica que professores do Vale do São Francisco têm encontrado dificuldades com ensino remoto por Postado em 30 de julho de 2021 foto: Reprodução O Globo Uma pesquisa realizada na região do Vale do São Francisco indica que os professores de escolas públicas da educação básica têm enfrentado certas dificuldades com o ensino remoto durante este período de pandemia. O estudo aponta problemas de acesso a internet e equipamentos, informações e materiais das escolas, e acompanhamento e avaliação dos alunos. A pesquisa foi realizada pelo Programa Residência Pedagógica, do Curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). De acordo com os dados, 55% dos professores relataram problemas no desenvolvimento dos conteúdos programáticos previstos para o ano de 2020, e só conseguiram trabalhar menos de 60% do conteúdo previsto para suas disciplinas. Sendo que 30% deles conseguiram desenvolver apenas menos de 30% do conteúdo durante todo ano letivo. Quando pedidos para avaliar, numa escala de 0 a 10, o preparo das escolas para o ensino híbrido, 57,5% dos professores deram nota entre 0 e 5. Sendo que 60% deram nota abaixo de 5 para os recursos didáticos da escola oferecidos para alunos e professores. Já em relação ao desempenho dos alunos, os dados indicam que 52,5% dos docentes classificaram como “Regular” e 22% avaliaram como “Ruim”. Mesmo com a série de dificuldades apontadas, 85% dos pesquisados deram nota entre 6 e 10 (dez) para as vídeo-aulas ministradas. Também foi identificado que 55% consideraram suficientes os materiais adotados em suas aulas para a aprendizagem no formato remoto. A pesquisa entrevistou 40 professores de escolas estaduais e municipais de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e munícipios da região. O estudo foi realizado entre os meses de Março e Maio de 2021, por meio de formulário eletrônico. O resultado completo da pesquisa e outras informações podem ser conferidas no site da instituição.