Pernambuco recebe primeiro lote de vacinas contra varíola dos macacos; saiba quem será imunizado

Pernambuco recebeu, na noite dessa terça-feira (14), do Ministério da Saúde (MS) o primeiro lote de vacinas Jynneos, destinada à imunização contra a varíola dos macacos causada pelo vírus monkeypox (Mpox). Foram enviadas 687 doses ao Estado.

Serão imunizados grupos prioritários elegíveis, já que a vacina é indicada para uso em profilaxia pré e pós-exposição, em duas doses com quatro semanas de intervalo.

Pessoas com diagnóstico para doença e/ou com lesões suspeitas não poderão receber o imunizante.

Público-alvo

O público-alvo elencado pelo Ministério da Saúde envolve pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros (que se identificam como homens), travestis e mulheres transexuais que tenham idade igual ou superior a 18 anos e status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

Também estão no público-alvo profissionais que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante também estará disponível nas unidades de saúde para pessoas que tiveram contato direto com fluídos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.

O imunobiológico foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial com a finalidade de bloquear a transmissão da doença.

O Ministério da Saúde não recomenda o uso desta vacina para imunização em massa da população. (Folha PE)

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Motorista por aplicativo é feito refém e tem carro roubado por assaltante 

Um motorista por aplicativo foi assaltado na noite da quinta-feira (2) em Petrolina (PE). …