Pernambuco prevê emissão da nova Carteira de Identidade só a partir de setembro

Pernambuco deve iniciar a emissão do novo modelo da Carteira Nacional de Identidade a partir do mês de setembro, prevê Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE).

O novo documento, que usa o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos, começou a ser emitido no país nesta terça-feira (26), iniciando pelo Rio Grande do Sul. Os próximos estados a aderirem serão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná.

Em 23 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que criou o documento. O prazo para a adessão da nova carteira nacional de identidade em todo o país é 1º de março de 2023.

Em Pernambuco, de acordo com a SDS, o Instituto de Identificação Tavares Buril, responsável pela emissão no Estado, está trabalhando com em conjunto com o Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, na elaboração de um projeto piloto para a expedição da nova carteira de identidade.

A previsão da pasta é que o modelo passe a ser emitido no Estado a partir de setembro deste ano.

A nova identidade possui novos itens de segurança, a exemplo de um QR Code, que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ela foi foi furtada ou extraviada.

O ducumento também não terá mais o número de Registo Geral (RG) e nem a biometria expostos, mas essas informações continuarão sendo coletadas e armazenadas no banco de dados de cada estado e do Governo Federal, o Gov.br. Assim, será possível verificar todas os dados do solicitante, inclusive quantas vias ele já possui.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) fecha primeiro trimestre entre as cidades que mais empregam em Pernambuco

Os números comprovam: Petrolina continua em ritmo crescente de desenvolvimento econômico! …