Pernambuco: Polícia Federal alerta vendedores sobre golpe de pagamento com dinheiro falso

A Polícia Federal em Pernambuco alerta  vendedores que colocam seus produtos à venda pela internet sobre crime que vem acontecendo com frequência envolvendo dinheiro falso.

De acordo com a PF, os criminosos fazem compras  através de sites de  venda e diz que vai efetuar o pagamento em espécie. O criminoso, então,  envia uma pessoa para o encontro do vendedor e efetua o pagamento através de notas falsas, causando transtorno e prejuízo financeiro.

Somente nos últimos 15 dias, quatro  pessoas procuraram a Sede da Polícia Federal relatando que haviam sido vítimas de criminosos que pagaram seus produtos expostos em sites de compra e venda com notas falsas.

O último caso aconteceu no dia 10/02 e teve como vítima um auxiliar administrativo de 25 anos, natural de Paulista e residente em Maranguape II. Ele havia anunciado  um aparelho celular da marca Xiaomi no site OLX, mas o suposto comprador entregou 16 notas de R$ 100 falsas. “O comprador informou que não poderia se encontrar com o vendedor, ficando combinado que uma suposta “sobrinha” iria se encontrar com ele para fechar o negócio por volta das 16h no Terminal de ônibus Pelópidas Silveira em Paulista/PE. Ao ser entregue o aparelho celular foi lhe entregue 16 (dezesseis) notas de R$ 100 reais, todas falsas. A vítima só se deu conta de que as notas eram falsas quando se dirigiu até um estabelecimento comercial e tentou fazer uma compra, onde ficou constatado de que todas as cédulas eram falsas”.

O crime para quem repassa notas falsas está previsto no artigo 289 § 1º do Código Penal (introduzir em circulação nota falsa) com penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão, além de multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pandemia: Após protesto, vereadores formam comissão com grupo de músicos de Petrolina (PE) e têm reunião nesta quarta (3)

Um grupo de músicos foi até a Câmara de Vereadores de Petrolina, nesta terça-feira (2), pa…