Pernambuco: Plano de Vacinação contra a Covid-19 é aprovado por Comitê Técnico

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) uma reunião extraordinária do Comitê técnico estadual de Pernambuco para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19, com o intuito de deliberar as sugestões para finalizar o plano de operacionalização das atividades em Pernambuco.

Entre os pontos acordados pelo Comitê, está a possível priorização da vacina, em um primeiro momento, para os idosos a partir dos 80 anos e aqueles a partir dos 60 que estejam em instituições de longa permanência, profissionais de saúde que atuam em UTI em unidade de referência para a Covid-19 e populações indígenas aldeadas.

A priorização de parte do grupo contemplado na primeira fase está sendo acordada prevendo-se que o Ministério da Saúde (MS) não encaminhará na primeira remessa todas as doses para a primeira fase, com 627 mil pernambucanos beneficiados. Importante lembrar que, na primeira fase, ainda serão contemplados idosos entre 75 e 79 anos e os mais diversos trabalhadores da saúde. Ratifica-se, ainda, que o Comitê fará reuniões periódicas e irá deliberar as questões necessárias ao longo da campanha, visto o processo dinâmico que envolve a vacinação contra a Covid-19 no país e em todo mundo.

Ao todo, a campanha de vacinação contra a Covid-19 beneficiará mais de 2,9 milhões de pernambucanos, contemplados em quatro fases distintas. Além das discussões desta quinta, o plano operacional destaca a importância dos gestores municipais pensarem em ações itinerantes, para chegar a determinados públicos e também em centros de vacinação para a Covid-19, centralizando as ações e mantendo as atividades de rotina nas demais unidades. O plano também destaca o papel da comunicação e a importância da integração com os órgãos de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Prestadores de serviços turísticos podem se inscrever gratuitamente no Cadastur

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, incentiva empresários e …