Pernambuco: passageira é impedida de embarcar em aeroporto por ser autista

0

No último sábado (7), ao tentar embarcar em um voo da Latam no aeroporto do Recife, a auxiliar de veterinária Uli Firmino Ary, de 26 anos, foi surpreendida com a informação de que precisaria apresentar um atestado médico. Isso porque ela tem síndrome de Asperger, um estado do espectro autista. Apesar de apresentar o documento, ela foi impedida pela companhia aérea de viajar para o estado do Ceará, trajeto que faz sozinha desde os 10 anos de idade.

Inconformada, ela prestou um Boletim de Ocorrência na Delegacia do Turista do Aeroporto Internacional do Recife e acionou o Procon. “Fui até o guichê solicitar que mudassem meu assento porque eu ficaria na poltrona do meio e isso iria me incomodar porque estaria ao lado de dois estranhos. Entrei na fila preferencial e uma atendente me abordou perguntando o motivo de estar ali. Expliquei que era autista e fui impedida de embarcar”, relata Uli. A Latam pediu que a passageira preenchesse um formulário padrão de informações médicas para viagens aéreas (Medif) e entregasse o documento junto com um laudo médico constando o diagnóstico de autismo.

Fiscais do Procon estiveram no Aeroporto e a Latam foi autuada por “negar o embarque da consumidora sem apresentar justificativa cabível”. A advogada dela, Taísa Guedes Noronha, esclarece que Uli tem direito de optar pela fila de prioridades, e que nenhuma norma interna da companhia aérea informa sobre a obrigatoriedade de atestado ou acompanhante para passageiros com autismo.

Além do prejuízo de perder o voo e ainda ter que adiar a cirurgia, Uli conta que enquanto tentava resolver a situação com os atendentes da Latam, foi discriminada. “Em nenhum momento eles se dirigiam a mim para falar. Eu queria me comunicar, mas não se direcionavam a mim”, reclama. De acordo com o Procon, Uli irá viajar nesta quinta-feira (12). (Diário de Pernambuco/ Foto: Mariana Fabrício)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ajude Fredson