Pernambuco investiga dez suspeitas de reinfecção da Covid-19

Dez casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus Sars-CoV-2 são investigados em Pernambuco segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Na última semana, a pasta havia publicado uma nota técnica com orientações aos munícipios pernambucanos acerca da notificação de possíveis casos de novas infecções pela Covid-19.

De acordo com a pasta, cinco possíveis casos foram encaminhados para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. Os pacientes são do Recife (4) e de Olinda (1). Todos tiveram o segundo resultado de exame positivo entre três e seis meses após o primeiro laudo confirmar a infecção pela Covid-19.

Após a publicação da nota técnica, a SES-PE informou, nesta quarta-feira (25), mais cinco possíveis casos, que seguem em investigação – são de moradores de Olinda (2), Araripina (1), São José do Egito (1) e Carnaíba (1). As três últimas são cidades do Sertão do Estado.

Esses cinco casos notificados estão em análise para verificar se atendem a todos os critérios para enfim serem encaminhados ao IEC.

A SES-PE informou, na nota técnica, que os municípios estão responsáveis por identificar as suspeitas de reinfecção em seus territórios. Em seguida, devem notificar o Estado e encaminhar os laudos dos exames.

“Para confirmar um caso, é preciso que o paciente tenha duas amostras de biologia molecular (RT-PCR) positivas com um intervalo entre elas de, no mínimo, 90 dias, além de estarem adequadas para análise”, explicou a SES-PE.

As duas amostras precisam ser encaminhadas, via Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, referência nacional que estudará os casos. O Ministério da Saúde divulgará o resultado das investigações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Restaurante Piatti & Vino o mais novo conceito em vinhos e massas artesanais