Pernambuco estuda retomar atividades a partir do dia 1º de junho, diz secretário

Com decreto de quarentena rígida em vigor em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) até domingo (31), o Governo de Pernambuco tem um plano de retomada das atividades traçado e com expectativa de ser iniciado a partir da segunda-feira (1º).

Para ser de fato colocado em prática, no entanto, depende dos indicadores da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no que diz respeito aos índices de novos casos e de internações relacionadas à Covid-19.

Nesta quinta-feira (28), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, disse que haverá uma reunião no final de semana para debater justamente esses passos. “Nossa expectativa é torcer para que os dados da saúde possam apresentar sinais de melhora. Do sábado para o domingo, deveremos fazer uma avaliação para colocar quais são as medidas que poderão funcionar a partir de segunda-feira. Temos um plano, mas aguardamos os dados da saúde para que possamos divulgar a partir do domingo”, disse ele.

Também nesta quinta, o governador do Estado, Paulo Câmara, que se recupera da Covid-19 em isolamento domiciliar, utilizou as redes sociais para pedir que a população respeite o período ainda vigente de quarentena rígida para que as ações de retomada possam ser iniciadas.

O secretário explicou que esse plano foi estruturado por um corpo técnico do governo, conduzido pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano, com o apoio de uma consultoria externa. Cada atividade econômica foi avaliada em particular, considerando os riscos sanitários e a essencialidade na economia do Estado, bem como a geração de empregos.

O estudo prevê uma retomada gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente posto em prática. A data de início da estratégia vai depender justamente de um conjunto de indicadores definidos pelas autoridades sanitárias e científicas que fazem parte do Gabinete de Enfrentamento ao novo coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE) registra mais 124 novos casos da covid-19 e três mortes provocadas pela covid-19

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, info…