Pernambuco começa a distribuir doses da vacina contra Covid-19 com novo cálculo; veja percentuais

O Governo de Pernambuco começou a usar um novo fator de cálculo para a distribuição de primeiras doses da vacina contra a Covid-19 entre os municípios. A tabela com os percentuais que passaram a ser utilizados foi publicada na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Estado.

A partir de agora, as cidades receberão os lotes de acordo com a quantidade de pessoas de 18 a 59 anos e prioritários – 5.585.433 habitantes – que ainda não começaram seus esquemas vacinais: 1.200.793 moradores. O cálculo foi usado em entregas recentes de vacinas da Pfizer e da CoronaVac.

Se um município tem 10% da população adulta até 59 anos e prioritários do Estado, mas possui 15% de seus habitantes nesses grupos ainda sem a cobertura da primeira dose, por exemplo, receberá 15% das doses e não 10%. Esse cálculo será usado até o quantitativo ser zerado.

As cidades com maiores percentuais nesse reajuste são Jaboatão dos Guararapes, com 12,78%, e o Recife, com 10,97%. As porcentagens em relação ao geral, no entanto, são diferentes. Jaboatão tem 7,82% da população de 18 a 59 anos e prioritários e o Recife, 18,46%.

Caruaru, no Agreste, receberá 5,34% das doses e tem 3,90% da população incluída no cálculo. Com 3,72%, Petrolina terá direito a 5,23% da doses e Paulista, que tem 3,74% dos adultos até 59 anos e prioritários, receberá 3,97% das doses.

A decisão de reajuste foi pactuada em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) da última quinta-feira (26) e segue o que foi definido pelo Ministério da Saúde entre os estados.

O Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), com auxílio da câmara técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE), tomou como base o total de pessoas de 18 a 59 anos e de grupos prioritários, excluindo os idosos, de cada cidade e quanto cada uma falta receber de doses.

A partir desse cálculo, verificou-se quanto a população que restava de cada município representa percentualmente no total de pessoas a serem vacinadas no Estado, para que as próximas entregas sejam realizadas a partir desse percentual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco recebe mais 307 mil doses da Pfizer para aplicação das segundas doses contra Covid-19

Pernambuco recebeu mais 307.710 doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech no d…