Pernambuco: Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo inicia segunda fase nesta terça-feira (3)

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo começa nesta terça-feira (2). A meta de Pernambuco é imunizar pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo (862.895 pessoas) e 90% para influenza (3.366.854 pessoas).

Nesta nova fase, que segue até o dia 3 de junho, serão imunizadas contra as duas doenças crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (público de 603.525) e somente contra a influenza gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.

Também serão contemplados com a vacina contra influenza caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Na primeira etapa da campanha, que iniciou no dia 4 de abril e segue até esta segunda (2), podem receber a vacina da influenza e do sarampo, de forma simultânea, os trabalhadores da saúde. Já idosos com mais de 60 anos recebem apenas a imunização contra a influenza.

Ainda não há definição do Ministério da Saúde sobre a ampliação da vacinação para novos grupos.
A vacina trivalente contra a influenza, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan e será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin, e tipo B. Já a vacina utilizada contra o sarampo será a tríplice viral, que protege, também, contra a caxumba e rubéola.

Como as campanhas de vacinação também coincidem com a realização da vacinação contra a Covid-19, a única exigência, no caso das crianças, é que seja respeitado um intervalo de 15 dias, antes ou depois, para a aplicação das vacinas no público infantil.

No caso das pessoas idosas, no momento da imunização, a recomendação é que seja verificado se há dose em atraso da Covid-19. Se houver, os profissionais podem realizar a administração da vacina da Covid-19 no mesmo dia da aplicação da vacina contra influenza. (Folha PE)

Fechado para comentários

Veja também

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

A concessionária que administra o aeroporto de Porto Alegre informou, na noite da sexta-fe…