Pernambuco autoriza retomada gradual de cirurgias eletivas

A partir desta sexta (18), fica autorizada a retomada das cirurgias eletivas em Pernambuco. Esses procedimentos estavam suspensos no Estado desde o dia 8 de março, por conta do aumento na ocupação das unidades hospitalares com pacientes infectados pelo coronavírus causador da Covid-19.

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, essa retomada será gradual, de acordo com a realidade de cada unidade de saúde quanto à disponibilidade de vagas e de insumos médicos e hospitalares, principalmente nos locais que continuam com atendimento a pacientes com a Covid-19 e que, por isso, têm uma demanda maior de uso dos kits de intubação orotraqueal.

Para evitar que faltem medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares no atendimento aos pacientes graves da Covid-19, que necessitam de ventilação mecânica, Longo explicou que estão liberados, em um primeiro momento, os procedimentos que usem anestesias locorregionais, como as anestesias local e raquidiana.

“Estamos dando um passo nesse momento e devemos aumentar esse passo de acordo com as taxas de ocupação e redução de pacientes em terapia intensiva, o que é esperado para os próximos dias e semanas”, disse o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

A portaria da autorização será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado (DOE) e foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em entrevista concedida nesta quinta-feira (17). As cirurgias de caráter eletivo que demandam anestesia geral continuam suspensas.(folhape)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA) registra três óbitos e 21 novos casos de Covid-19 neste sábado (24)

 Juazeiro registrou três óbitos por complicações da Covid-19 e 21 novos casos da doença na…