Partidos de oposição emitem nota criticando Bolsonaro e convocando manifestações

Partidos de oposição ao governo federal se reuniram em Brasília nesta terça-feira (3) para debater o cenário político nacional. Após o encontro, o grupo formado por PT/PSB/PDT/PSOL, emitiu uma nota com críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e convocando a população para participar das manifestações pró-democracia.

Os partidos de oposição interpretaram o episódio do compartilhamento de vídeos do presidente Bolsonaro em suas redes sociais, chamando para o evento do dia 15 de março, como um ataque a democracia, já que inicialmente o ato se propunha a pedir o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na reunião, estiveram presentes os presidentes nacionais das legendas, Carlos Siqueira (PSB), Gleisi Hoffmann (PT), Carlos Lupi (PDT), Juliano Medeiros (PSOL), Luciana Santos (PCdoB), José Luiz Penna (PV), Thaís Oliveira (Unidade Popular-DF) e os pernambucanos deputado Tadeu Alencar (PSB) e senador Humberto Costa (PT).

Confira a nota na íntegra:

NOTA CONJUNTA DOS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO

(PSB, PT, PDT, PSOL, PCdoB, REDE, PV, UP)

EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DOS DIREITOS E DO PAÍS

A situação política, econômica e social do país é cada dia mais grave. O presidente da República afronta sistematicamente a Constituição e a Democracia. Atua para desestabilizar as instituições, ao incitar manifestações contra o Congresso e o STF e ao apoiar a insubordinação nas polícias militares.

A economia continua estagnada. A política de austeridade voltada aos interesses do sistema financeiro drena recursos da sociedade. O real se desvaloriza, não há investimentos públicos nem privados, as projeções do PIB são minguantes.

A vida do povo piora com os cortes nos programas de proteção social. Milhões aguardam na fila do Bolsa Família e da Previdência. Não há reposta eficaz para o desemprego. O trabalho é cada vez mais informal e precário. A fome voltou a atormentar as famílias.

Diante desse acúmulo de crises, que compromete o desenvolvimento do país, sacrifica a vida do povo e ameaça a própria democracia, os partidos políticos que assinam esta nota decidem:

Resistir à agenda neoliberal, de destruição dos direitos do povo e do estado brasileiro;

Definir uma pauta de atuação conjunta no Congresso Nacional em defesa do país;

Apoiar, incentivar e participar dos atos e manifestações dos movimentos sociais, sindicais e populares convocados para os dias 8, 14 e 18 de março;

Estabelecer um fórum permanente dos partidos de oposição para avaliar a conjuntura e definir ações e manifestações conjuntas;

Construir atos nacionais unificados em defesa dos direitos do povo, da democracia e da soberania, com todas as forças democráticas;

Construir uma política unificada de comunicação, fortalecendo a presença nas redes sociais.

BRASÍLIA, 3 de março de 2020

Partido dos Trabalhadores

Partido Socialista Brasileiro

Partido Democrático Trabalhista

Partido Socialismo e Liberdade

Partido Comunista do Brasil

Rede Sustentabilidade

Partido Verde

Unidade Popular

Fechado para comentários

Veja também

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras (ou …