Paratletas de Petrolina vão disputar o Open Internacional no Rio de Janeiro (RJ)

para

Os paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Francisco Daniel Coelho e Josualdo Coelho, acompanhado do atleta-guia Laércio Lima, participam entre os dias 18 e 21 de maio do Open Internacional de Paratletismo. A competição, que reunirá grandes nomes do paratletismo mundial, será realizada no Rio de Janeiro e serve como evento teste para os Jogos Paralímpicos, que serão disputados em setembro.

Josualdo e Francisco Daniel sonham com uma vaga nos jogos do Rio. Para carimbar o passaporte para a Paraolimpíada, o técnico Marciano Barros não deu moleza durante os treinamentos. Segundo treinador, a intensidade do trabalho se justifica pelo alto nível dos adversários.

“Nós temos chances claras. Os atletas vêm de bons resultados em 2015 e, nesses resultados, muitos são índices para as paraolimpíadas. Mas nós temos um país que hoje é muito forte no seguimento paralímpico. Das 50 vagas que temos para os Jogos, temos 80 atletas com índice. Então, eles precisam melhorar suas marcas e ficar bem ranqueado no mundo para garantir a vaga deles nas paraolimpíadas”, explica o treinador.

Os atletas de Petrolina vão competir em três provas. Na categoria T37, para atletas com paralisia cerebral, Francisco Daniel vai correr os 400 metros. Josualdo e Laércio Lima competem nos 1500 e 5000 metros, na categoria T11, para cegos totais. Os bons resultados em edições passadas animam Marciano Barros.

“É uma competição de altíssimo nível. São diversos países que vêm para o Brasil, já para sentir aquele clima de paraolimpíadas e garantirem suas vagas. Os atletas daqui estão indo para o terceiro ou quarto Open e sempre tiveram bons resultados. Espero que não seja diferente”, torce.

De acordo com Josualdo, o alto nível dos rivais serve como incentivo durante os treinos. A intenção do petrolinense, além de melhorar seu tempo, é buscar uma vaga no pódio.

“A disputa está acirrada e isso é bom para o nível dos atletas do Brasil. Além dos atletas do Brasil estarem com um nível muito alto, vai ter os atletas de outros países. Acredito que vai ser uma prova muito acirrada e nós estamos bem para subir no pódio”, afirma Josualdo.

A prova dos 400 metros não é a especialidade de Francisco Daniel. No entanto, ele está cheio de confiança e quer fazer bonito no Rio.

“Eu espero fazer o meu máximo e melhorar o meu tempo para conseguir bater meu recorde nessa prova e conseguir o índice”, planeja. (Por Emerson Rocha/Foto).

Fechado para comentários

Veja também

Motorista de aplicativo é morto a tiros em Petrolina (PE)

Um motorista de aplicativo foi morto a tiros na tarde dessa segunda-feira, (29), no bairro…