Pandemia ao novo coronavírus: UPA de Juazeiro (BA) recebe doação de uma cabine de desinfecção

0

A Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro (UPA) recebeu nesta quarta-feira (17), da UniFTC, a doação de uma cabine de desinfecção para ser utilizada pelos profissionais da unidade que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. A entrega e montagem do equipamento contou com a participação do diretor da UniFTC de Juazeiro e Petrolina, Andrei Mello e do diretor médico da UPA, Júnior Tanuri.

Segundo Andrei Mello, a cabine foi confeccionada pelas equipes dos Colegiados das Engenharias Civil e Elétrica da Faculdade UniFTC de Petrolina, e irá contribuir para diminuir os riscos de contágio dos profissionais de saúde no momento de retirar os equipamentos de proteção individual (EPI’s) utilizados durante o atendimento aos pacientes.

A estrutura é confeccionada com matalon galvanizado e possui, ao longo dos dois metros de comprimento, sensores de movimento que ao serem ativados acionam bicos aspersores que produzem uma névoa de solução desinfetante. “Buscamos as regras do Brasil, verificamos que a Anvisa possui um protocolo para confecção desses túneis e entendemos que seria possível construí-los em nossos laboratórios. A utilização deles, não elimina 100% o risco de contaminação, mas diminui muito a possibilidade de contágio. É um alívio para quem está trabalhando, um benefício para os profissionais da saúde e uma forma de contribuirmos no combate à pandemia”, afirmou o diretor.

Ele destacou ainda a importância de envolver a comunidade acadêmica em projetos como este. “Estamos em casa, mas os profissionais da saúde estão vivenciando a pandemia no dia a dia, estamos acompanhando sua luta diária. Ficamos alegres em ver nossos alunos e professores envolvidos nesta causa que, de certa forma tem um custo alto, mas que certamente traz benefícios muito maiores para toda a população”, completou.

O diretor médico da UPA, Júnior Tanuri, agradeceu a contribuição da faculdade no enfrentamento ao vírus. De acordo com ele “o equipamento além de ajudar muito na segurança dos profissionais é uma forma de aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade para melhoria na cidade. Com certeza demonstra o mostra o zelo, tanto da faculdade com a comunidade, como da gestão que permite que a parceria seja efetivada”, frisou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Boletim deste sábado (28) registra 09 casos confirmados para COVID-19

Secretaria Municipal da Saúde divulga o boletim epidemiológico deste sábado (28) com o reg…