Palácio Episcopal não será tombado e construção de shopping popular é descartada, afirma novo Bispo de Petrolina

Durante entrevista coletiva com a imprensa do Vale do São Francisco na manhã desta segunda-feira (5), o novo Bispo de Petrolina, Dom Francisco Canindé Palhano, afirmou que o Palácio Episcopal não será tombado e que está descartada a construção do shopping popular.

“O bispo deseja preservar a história, que é construída há quase 95 anos, precisamos encontrar caminhos de manutenção e esse espaço a partir da escritura que existe não é meu, não é de ninguém, mas veio desde Dom Malan. Não haverá tombamento e nem construção e sim a preservação do palácio, que é da cidade”, afirmou Dom Francisco.

O Bispo deverá tomar ciência de todos os projetos existentes para encaminhar à restauração do espaço, que segundo o bispo, é o patrimônio da igreja. “Essa é a residência oficial do bispo”, concluiu.

A Secretaria de Cultura do Estado encaminhou em agosto do ano passado à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fudarpe) a autorização para início do processo de tombamento do Palácio Episcopal da Diocese de Petrolina. Com isso, fica proibida que seja feita qualquer alteração na estrutura arquitetônica do edifício e impossibilitada a construção de um shopping popular no local.

O bispo emérito de Petrolina, Dom Frei Paulo Cardoso, posicionou-se contra a utilização do espaço para um shopping popular. “Tenho várias razões (para ser contra a construção), a primeira delas é pelo o que o Palácio representa para a história cultural, arquitetônica e religiosa de Petrolina. É como se fosse uma continuidade da Catedral. Dom Malan fez essa obra majestosa que é a Catedral e em seguida construiu o Palácio Diocesano. Outra razão, é que todo o entorno deve ser respeitado”, afirmou Dom Paulo na época da polêmica.

Fechado para comentários

Veja também

Em culto para homens, pastor diz que já beijou a filha na boca: “mulherão”; entenda o caso

O pastor Lucinho Barreto declarou, em um culto para homens, que beijou a boca de sua filha…