Otimismo pode ajudar na recuperação da Covid-19; Negativismo e medo podem atrapalhar processo

Com Pernambuco chegando à marca dos 335.035 curados, crer na recuperação é fundamental para renovar as esperanças em meio ao turbilhão de emoções causadas pela pandemia da Covid-19. Quando se está na posição de paciente, algumas medidas podem colaborar no processo de reabilitação, sem que se deixe de seguir as recomendações médicas à risca. Íris Maria da Silva, psicóloga e colaboradora do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco, pontua que a esperança, ou processo de otimismo, não pode deixar de lado o tratamento médico e as recomendações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois a esperança é um aliado e não a solução.

“O negativismo e o medo atrapalham nesse processo, por isso devemos apostar na esperança enquanto passa pelo tratamento. Isso faz com que a pessoa vá ressignificando muita coisa e isso tudo é muito importante no processo.”

Com isso, a recomendação é que os pacientes devem ter uma atitude positiva, pois essa postura faz com que haja maior liberação de endorfina – hormônio que proporciona a sensação de bem-estar – melhora o humor, e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Por isso, além das recomendações e cuidados médicos, é preciso cuidar da mente, como foi o caso de Alejandro Villarroel Guerrero. Em maio de 2020, o contador e empresário de 56 anos foi acometido por indisposição, febre constante e começou a se cuidar em casa com ajuda do cunhado, que é clínico geral.

Diante da permanência dos sintomas e agravamento do caso, Alejandro foi orientado a procurar atendimento médico e precisou ser internado. Em seguida foi para a UTI, entubado e necessitou de traqueostomia para combater o vírus mais fortemente. O contador foi liberado para voltar ao lar doismeses depois e totalmente livre da Covid-19.

Nos mais de 60 dias, Alejandro se apegou a cada célula do corpo para trabalhar a favor de sua recuperação e acredita que o apoio da família tenha sido imprescindível. Ele é natural do Chile, mas contou que seu renascimento aconteceu em Pernambuco, ao ser confirmada sua cura. O contador relatoucomo foitodo oprocesso de sua recuperação do novo coronavírus e os fatores que contribuíram para que a caminhada até a totalidade da reabilitação pudesse ser alcançada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Projeto de Gonzaga Patriota que pune agente público que violar norma de saúde durante a pandemia segue para votação no plenário

O Projeto de Lei 3390/20 do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que pune agente públic…