OPO divulga balanço de atividades e números superam metas estipuladas em 2015

0
0

orgaos

A Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO), que funciona no Hospital Dom Malan/IMIP, superou as metas estipuladas em 2015. Ao todo, a equipe conseguiu 45 doações órgãos no período. Em 2014, foram 17. A OPO está atuando desde 2012, realizando um trabalho que é referência em Pernambuco, através de buscas ativas, 24 horas por dia, em todos os hospitais da cidade, procurando pacientes com diagnóstico de morte encefálica para uma possível doação de órgãos. Atualmente a lista de espera por um órgão em Pernambuco está com 1206 pessoas.

A enfermeira gerente da OPO, Samyra Moraes, avalia o desempenho da equipe em 2015. “Foi um ano muito importantes, pois vimos os números crescerem consideravelmente, mas isso à custa de um trabalho com muita dedicação, pois não é nada fácil lidar com a dor da perda e esperar desse momento difícil uma doação, mas graças a Deus tudo está caminhando bem”, ressaltou.

“Saber que vamos tirar alguém da lista de espera nos dá muita alegria. A perspectiva para 2016 é que esses números se mostrem favoráveis para podermos ajudas mais pessoas, levando conforto para família que doa e alegria para quem recebe o órgão”, diz.

 “O procedimento entre a captação e o transplante precisa ser rápido, pois os órgãos têm uma duração curta de sobrevivência fora do corpo. Depois de captados eles são enviados para Recife, onde são realizados os transplantes”, destaca Samyra.