Operação desarticula organização criminosa por fraudes em licitações de alimentos em Pernambuco

A operação ‘Convescote’, desencadeada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), desarticulou, na manhã desta terça-feira (28), uma organização criminosa especializada em crimes de fraudes em licitações.

De acordo com o delegado Jean Rockfeller, diretor da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), as licitações eram feitas de forma irregular. “Os empresários se juntavam para direcionar as licitações, basicamente de gêneros alimentícios, destinados para locais de acolhimento. Eles, muitas vezes, não entregavam os objetos e materiais. E, quando entregavam, o faziam com qualidade inferior e até em mesmo com a validade vencida”, explicou.

A 43ª operação de Repressão Qualificada do ano apreendeu uma quantia de R$ 230 mil na casa do pregoeiro – pessoa que conduz a licitação – envolvido no esquema. Até agora, cinco carros também foram apreendidos. Ainda segundo o delegado, foi solicitado o afastamento de cinco funcionários, dentre eles, do Secretário de Políticas Sociais, José Augusto da Costa.

Ao todo, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão, cinco afastamentos de funções públicas e 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Ao todo, 80 policiais civis foram empenhados na operação, dentre delegados, agentes, escrivães. A operação é vinculada ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco). (FolhaPE)

Fechado para comentários

Veja também

Três homens são presos com dez mil pés de maconha geneticamente modificada em Monte Santo (BA)

Três homens foram presos após policiais encontrarem uma plantação com dez mil pés de macon…