Operação erradica 90 mil pés e apreende 1,2 tonelada de maconha no Sertão de Pernambuco

Uma operação da Polícia Federal (PF), batizada como Muçambê I, erradicou 90 mil pés de maconha, 51 plantios e 30 mil mudas da planta no Sertão de Pernambuco. Ainda foram apreendidos 1.200 quilos da droga pronta para o consumo. Caso os pés fossem processados seria suficiente para produzir 30 toneladas de maconha.

A ação foi feita entre os dias 4 e 18 de fevereiro e faz parte de estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (CGPRE), órgão central da Polícia Federal em Brasília/DF, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha na região.

Duas aeronaves foram usadas na operação. Os policiais fizeram incursões terrestres, aéreas e fluviais e usaram botes infláveis e uma ambulância para realização de pronto atendimento caso houvesse alguma emergência. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas do rio São Francisco e em 11 cidades da região: Salgueiro, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó e Floresta.

Segundo a PF, todo o ciclo produtivo da Cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e, quando o período da colheita se aproxima, as operações são realizadas para coibir a secagem e introdução da droga no mercado consumidor. A repressão provocou aumento da importação da droga oriunda do Paraguai, o que também fez crescer a apreensão do entorpecente vindo do país vizinho. Muçambê, nome dado à operação, é uma planta do Sertão comumente usada para tratar problemas pulmonares.

Fechado para comentários

Veja também

Após denúncia, Vigilância Sanitária fiscaliza local de descarte irregular de lixo contaminado em Petrolina (PE)

Atendendo a denúncia feita pela população através da Ouvidoria Municipal, uma equipe da Ag…