Nutricionista da UPAE dá dicas para uma dieta equilibrada nessa Semana Santa

Four a day line up

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa. Tradicionalmente, nessa época do ano, as famílias se reúnem para confraternizar e saborear um delicioso cardápio, que inclui o pão, peixes, uvas, chocolate e vinho. Para a nutricionista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), Uilla Islany, nada disso está proibido. A orientação é para que a população esteja atenta à escolha dos produtos e os consuma de forma consciente, sem excessos.

“O cardápio tradicional da Semana Santa é composto por alimentos saudáveis, ricos em compostos antioxidantes, presentes na uva, no cacau e no peixe, que trazem benefícios ao coração e ajudam a prevenir o câncer, por exemplo, pois atuam combatendo os radicais livres. Portanto, ninguém precisa se privar do almoço em família. Apenas é preciso não exceder e equilibrar o cardápio, ingerindo frutas no café da manhã e saladas no almoço”, informa a nutricionista.

Com relação à escolha do peixe, por ser o ingrediente de mais fácil contaminação, deve-se ter uma atenção especial. Segundo orientações da profissional, é preciso estar atento às características sensoriais. “Observar se a carne está firme, se a pele, escama e olhos estão brilhantes e se o odor está normal. Se a carne estiver mole ou soltando da pele é sinal de que está entrando em deterioração. As gestantes devem ter cuidado redobrado, já que possuem a imunidade mais baixa”, explica Uilla.

Sobre o consumo do chocolate, a nutricionista da UPAE esclarece que deve-se dar preferência aos que possuem um percentual mais elevado de cacau, os chamados amargos e meio amargos. Para os diabéticos existem os diets, que possuem um pouco mais de gordura e por isso devem ser consumidos com moderação.

Destaque especial para o vinho, que apesar de ser considerada uma das bebidas mais saudáveis por possuir compostos antioxidantes e fenólicos, que ajudam a prevenir doenças do coração, também deve ser consumido com cautela e associado à ingestão de bastante água para prevenir a desidratação e, consequentemente, a famosa ressaca do dia seguinte. Lembrando que: se beber, não dirija! O consumo de álcool e direção não combina, e pode provocar acidentes graves com vítimas fatais.

“Esses devem ser os principais cuidados. Caso alguém se sinta mal, com algum desconforto gástrico, acompanhado de vômitos e diarreia, deve procurar uma unidade de saúde a fim de investigar a causa, pois uma infecção intestinal é sempre grave”, finaliza Uilla Soares.

 

Fechado para comentários

Veja também

Ex-prefeito Julio Lossio fala pela primeira vez após retirada de tumor; veja o vídeo

Após a retirada de um tumor, o ex-prefeito de Petrolina (PE), Julio Lossio falou pela prim…