Núcleo de Acessibilidade da Univasf lança cartilha com orientações para realização de atividades online acessíveis

Com a implementação do período letivo suplementar de forma remota na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Instituição elaborou a cartilha “Eventos online inclusivos e accessíveis”, que reúne orientações sobre como realizar atividades acadêmicas virtuais dentro dos parâmetros de inclusão e acessibilidade. Baseado nas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web da World Wide Web Consortium (W3C) e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o documento está disponível em PDF e poder ser encontrado no site do Núcleo.

cartilha possui 8 páginas e pontua medidas que devem ser tomadas em relação a ações como a escolha dos ambientes virtuais para a realização de atividades online, divulgação dos eventos, desenvolvimento das apresentações e exibição de vídeos, além de oferecer orientações sobre acessibilidade em Libras e em audiodescrição. O documento destaca, ainda, que estas são ações importantes para que eventos online sejam acessíveis a qualquer pessoa, quer tenha ou não deficiência, e que toda atividade acadêmica deve possuir acessibilidade, não apenas aquelas que dialogam sobre a temática da inclusão, visto que pessoas com deficiência se interessam por toda e qualquer temática abordada dentro da universidade.

A coordenadora do Nai e da organização da cartilha Karla Daniele Luz explica que a importância da criação do documento está em divulgar amplamente as possibilidades da realização de eventos online inclusivos e acessíveis. “Além disso, esta ação possui importância por estimular a realização de atividades dentro dessa perspectiva, respeitando o devido direito de pessoas com deficiência”, afirma.

Fechado para comentários

Veja também

Cantor João Gomes doa cachê de show para afetados pela enchente no Rio Grande do Sul 

Em um gesto solidário, o cantor João Gomes fará a doação do cachê do show que realizou em …