Novo foco de incêndio é registrado no Parque Nacional Boqueirão da Onça em Sento Sé (BA)

Um novo foco de incêndio foi registrado no Parque Nacional Boqueirão da Onça, no norte da Bahia, que enfrenta o fogo desde o início desse mês. No domingo (9), outra extensa área de vegetação na zona rural de Sento Sé começou a ser atingida pelas chamas.

O fogo tem se alastrado rapidamente entre as localidades de Volta da Serra e Cajuí, por causa da seca. Para combater o incêndio, 40 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (iCMBio) foram acionados e atuam nesta terça-feira (11). Ambientalistas da prefeitura muniicpal de Sento Sé também trabalham, em conjunto.

Ainda não foi identificada a causa das chamas, nem o tamanho da área afetada desde o dia 1° de outubro, quando o primeiro incêndio florestal foi registrado no parque. Os brigadistas do iCMBio controlaram as chamas após cinco dias, contudo, o fogo reapareceu quatro dias depois.

O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em 2018 e tem 347.557 hectares, se estendendo pelos municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Sento sé e Sobradinho.

O espaço é considerado a última grande área selvagem da caatinga e é conhecido pela presença de onças pardas e pintadas, que estão em extinção.

Fechado para comentários

Veja também

Duas mulheres que foram sequestradas são encontradas mortas com marcas de tiros em Gavião, Norte da Bahia

Os corpos de duas mulheres foram encontrados com marcas de tiros na zona rural do municípi…