Novas fake news são manipulações de notícias reais da imprensa, afirma Alexandre de Moraes

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, uma “segunda geração” das fake news têm sido disseminadas nas campanhas eleitorais deste ano. Trata-se da utilização da mídia tradicional para a disseminação de mentiras e desinformações na internet.

Moraes explicou que há duas formas de manejo das notícias falsas em utilização nas redes sociais. “A primeira delas é a manipulação de algumas premissas verdadeiras, que junta várias informações verdadeiras que aconteceram chegando a uma conclusão falsa. A segunda delas é a utilização de mídias tradicionais para se plantar fake news e, a partir disso, as campanhas replicam essas fake news, dizendo que ‘isso é uma notícia'”, explicou.

Moraes afirmou, ainda, que a Justiça Eleitoral está pronta para punir os responsáveis por disseminar fake news. “Não se pode admitir mídia tradicional de aluguel, que faz uma suposta informação jornalística absolutamente fraudulenta para permitir que se replique isso. Esses casos cresceram muito a partir do segundo turno, e devem ser combatidos para garantir a informação de verdade”, avisou. (com informações Correio Braziliense)

Fechado para comentários

Veja também

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE

A taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2024 ficou em 7,9%. O resultado representa …