Nova fase da vacinação contra o sarampo é para pessoas de 5 a 19 anos

Começa nesta segunda-feira (10) uma nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo no estado de Pernambuco. Voltada para pessoas com idades entre 5 e 19 anos que nunca foram vacinadas, a ação do Ministério da Saúde vai até o dia 13 de março e é a terceira do tipo a ser realizada desde 2019, quando um surto da doença atingiu o Brasil.

A tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, deve ser tomada em duas doses – com intervalo de 30 dias – por pacientes na faixa etária contemplada pela campanha. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), quem está com a caderneta de vacinação em dia não precisa tomar novas doses.

Segundo a superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina Melo, três casos da doença já foram confirmados em Pernambuco no primeiro mês de 2020 – dois em Paulista e um em Olinda, ambas localizadas na Região Metropolitana do Recife. Em 2019, 315 pacientes foram diagnosticados com sarampo em Pernambuco.

“Temos que estar sempre alerta. A vacina é a única medida segura e eficaz de combate ao sarampo e temos casos da doença por todo Brasil. Com a circulação de pessoas aumentando na época do carnaval, é importante reforçar as vacinações”, afirmou a superintendente.

Além da campanha, a tríplice viral também é disponibilizada rotineiramente nos postos de saúde para crianças de 6 a 11 meses, que tomam a “dose zero”; para esse público, a primeira dose é aos 15 meses. Pessoas com idades entre 2 e 29 anos que ainda não foram vacinadas devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas. Adultos com idades entre 30 e 49 anos devem tomar apenas uma dose.

“Vacina é uma atividade do dia a dia. As campanhas nos ajudam a fortalecer a comunicação com as pessoas, que são convidadas a comparecer naquele período. A vacina deve estar sempre disponível e, enquanto houver pessoas sem tomar vacinas, há risco de o vírus continuar circulando entre nós”, disse o secretário.

Segundo a SES-PE, mais de 800 mil doses da tríplice viral foram aplicadas em Pernambuco em 2019. Uma nova campanha de prevenção ao sarampo deve ser realizada em agosto e será focada no público de 30 a 59 anos. As campanhas anteriores beneficiaram crianças de 6 meses a 4 anos e pessoas com idades entre 20 e 29 anos.

A doença
O sarampo é uma doença infectocontagiosa transmitida através de secreções emitidas pelas vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Segundo o Ministério da Saúde, as crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo.

Os sintomas da doença começam a aparecer entre dez e 12 dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. A doença pode levar à morte e a única forma de combatê-la é através da vacinação. (FolhaPE)

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco: 30 municípios vão receber novas ambulâncias do SAMU; Governo Federal não revelou nomes das cidades

Os investimentos da primeira etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC…