No Dia Mundial do Coração, UPAE Petrolina alerta sobre os cuidados com a saúde do órgão e divulga balanço de procedimentos

0

coracao

Ontem (29) foi comemorado o Dia Mundial do Coração. A data chama a atenção para os cuidados que envolvem as doenças relacionada ao órgão como, por exemplo, o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca, a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (Upae) de Petrolina (PE) disponibiliza a especialidade de Cardiologia para cidadãos dos municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó que fazem parte da rede de cobertura da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres).

Segundo o médico da Unidade, Etiel Lins, é necessário que o paciente realize exames e monitore a atividade do coração constantemente. “Para uma boa qualidade de vida é importante manter uma alimentação balanceada e adotar a prática de exercícios diários”, ressalta.

Somente neste ano, 2015, de janeiro até meados de Setembro, a Unidade de Saúde já realizou 9.584 consultas de cardiologia.

Quando se trata de exames, a Upae já fez 2.394 Ecocardiogramas (ultrassom que avalia o funcionamento do coração); 6.263 Eletrocardiogramas (exame que avalia a atividade elétrica do coração); 673 MAPA (aparelho que mede a pressão arterial por 24 horas para analisar possíveis oscilações); 316 Holter (aparelho que registra a a atividade elétrica do coração) e 1.143 Testes Ergométricos (exame de diagnóstico cardiológico feito com o paciente em uma esteira ou bicicleta ergométrica).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Boletim de sábado (1º) confirma mais 11 casos do coronavírus, cinco são de detentos

A Prefeitura de Petrolina (PE) confirmou 11 novos casos positivos da covid-19 neste sábado…