Município de Petrolina firma parceria com o Linux Professional Institute

linux

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. Programas como Linux, Android e LibreOffice, que são utilizados pela Prefeitura Municipal de Petrolina, são softwares livres.

Ciente da importância das capacitações na área, a Vale Digital convidou o Diretor Regional de Desenvolvimento do Linux Professional Institute no Brasil, César Brod, empresário, técnico em eletrônica, para ministrar um curso para os servidores municipais. César também é palestrante internacional, sócio-fundador da Solis (2003), a primeira cooperativa de desenvolvimento em software livre do mundo, foi coordenador geral de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento no Brasil, entre muitos outros trabalhos. “Aqui em Petrolina realizamos uma oficina sobre Métodos Ágeis de Desenvolvimento e Softwares Livres. O curso traz práticas como Extreme Programming e o Scrum, que servem para promover equipes autogerenciáveis e melhorar o desenvolvimento de projetos. A primeira certificação oficial do LPI chama-se Linux Essentials e foi aplicado o treinamento aos profissionais da Vale Digital e estagiários do NTI da Prefeitura”, expôs.

O Linux Professional Institute (LPI) é uma organização sem fins lucrativos que concede certificações profissionais de Linux para administradores de sistema e programadores. O instituto está presente em muitos países e conta com uma ampla gama de certificações. E atualmente é um parceiro da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Vale Digital. “A parceria mostra o interesse da prefeitura em incentivar, junto ao Instituto, ações de expansão, oportunidades de negócios, capacitações, geração de emprego e renda através do uso de tecnologias livres” é o que revela o diretor da Vale Eugênio Marques.

Ainda de acordo com Eugênio o LPI busca o apoio da prefeitura para facilitar parcerias junto a instituições de ensino para incluir na formação dos estudantes tópicos relacionados à certificação profissional. Para trabalhar nesta área é preciso ter uma certificação profissional, cursar alguma faculdade ou ambos. “A certificação profissional é interessante porque ela independe dessa formação acadêmica e ela é mais rápida de se conseguir, além disso você consegue, também, ter um plano de carreira.” explicou Eugênio Marques.

César Brod afirmou ainda que esta certificação é importante, pois sedimenta a base para a evolução profissional dos funcionários e estagiários. “Mesmo quem não conhece nada de Linux saiu deste curso sabendo fazer algumas tarefas de administração e até de programação também. Quem nunca programou na vida teve a oportunidade de programar pela primeira vez.”, concluiu.

Fechado para comentários

Veja também

Agreste de Pernambuco: Criança de 2 anos morre afogada após cair em açude

Maycon Vinicius Andrade de Oliveira, de 2 anos morreu afogado após cair em um açude em Jat…