Movimentos sociais e organizações emitem nota repudiando tentativa de estupro ocorrido na UNEB

MMM nota

Grupos de Mulheres, movimentos sociais e entidades da sociedade civil do Vale do São Francisco emitiram uma nota de repúdio a tentativa de estupro que aconteceu na última quinta-feira (02), dentro do campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

Confira a nota na íntegra:

“Nós, mulheres do Projeto Popular do Vale do São Francisco, repudiamos veementemente a tentativa de estupro ocorrida na última quinta (02), na Universidade do Estado da Bahia, localizada em Juazeiro-BA.

Existe uma cultura do estupro sustentada pela existência de uma sociedade patriarcal, na qual predomina a dominação e opressão sobre os corpos das mulheres que são explorados e constantemente objetificados, mercantilizados e agredidos. Não podemos confundir o estupro como uma questão de sexo ou sexualidade, mas enxergá-lo como uma questão de violência que permite invadir o corpo de outra pessoa sem a sua concessão. Independe do comportamento, aparência ou ambiente. Nenhum fator justifica lhe tirar a liberdade do direito de ir e vir.

Este é um episódio que não pode passar despercebido diante dos olhos da universidade. Não podemos deixar que a instituição atue passivamente diante deste caso de violência contra a mulher. Dessa forma, viemos cobrar um da universidade melhor iluminação e a presença de seguranças para que possamos transitar com garantia entre os departamentos, além do fortalecimento nas discussões em combate à violência contra a mulher e questões de gênero.”

Fechado para comentários

Veja também

Estrutura do São João de Petrolina (PE) começa a ser erguida no Pátio Ana das Carrancas

Quem passa próximo à Avenida Sete de Setembro, em Petrolina, pode perceber que já foram in…