Medalha Lucila Angelim/2016 é entregue em defesa da continuada luta pela afirmação da mulher

Salgueiro Medalha

Tendo como foco a luta pela afirmação da mulher, a Medalha Lucila Angelim, chegou  à mais uma edição na última sexta-feira (22) em grande estilo como parte das comemorações  dos 152 anos de emancipação política de Salgueiro que, oficialmente, se comemora no próximo dia 30 de abril. Desta vez, a concorrida solenidade foi realizada ao lado da casa da Cultura com direito a participação da Orquestra Reprise. Este ano as entidades que indicaram os nome das candidatas foram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Loja Maçônica  Legionários da Fraternidade, Associação dos Sanfoneiros e o vereador José Carlos Parente Carvalho.

Os nomes  indicados foram os da médica Denise Soares Ribeiro, de Francisca Ivaneide de Sousa Fernandes, Severina Cláudia Pereira e a cantora Teresinha Bezerra Chaves (Teresinha do Acordeon). Participaram da solenidade representantes da escola José Mendes(Conceição das Crioulas)  que participaram da solenidade mostrando  produções textuais feitas por alunos, focando a promoção e defesa da mulher.

Em seus discurso, durante o cerimonial, o prefeito Marcones Libório de Sá destacou a importância da mulher na sociedade e seu papel em todos os segmentos de atuação. Ele frisou que a Medalha Lucila Angelim, já se consolidou na gestão pública como forma de enfatizar a importância da classe feminina nos setores público, privado e as entidades filantrópicas de Salgueiro.

“São momentos como esses que somam para a valorização da mulher na sociedade quando deixamos de lado competições e apostamos na contínua importância e independência de todas na sociedade”, disse o prefeito que chamou a atenção para os índices  de violência contra a mulher no país.

Representando a família Angelim, o músico Marcos Angelim fez uma homenagem a Lucila  ao mesmo tempo em que falou da trajetória da educadora que chegou a ser eleita vereadora em 1963. “Lucila Angelim teve seu maior papel na educação como professoras da rede estadual além de desempenhar importantes funções na cidade e toda região ate assumir como gestora    a Supervisão Regional de Educação (Dere), hoje a atual GRE.

A coordenadora da Mulher Maria Vilani Campos fez uma retrospectiva da Medalha Lucila Angelim criada pela Lei nº 1.379 de 2002 que passou a ser concedida, anualmente, a partir de 2003, sob iniciativa da Prefeitura do Salgueiro em reconhecimento ao papel  da mulher na sociedade e como espaço de visibilidade das ações coletivas, voltadas para a superação do preconceito e da desigualdade de gênero. Ela lembrou a importância das mulheres contempladas com a medalha nos últimos anos.

As homenageadas  Francisca Ivaneide Fernandes e a tenente Severina  Adriana Pinheiro  foram convidadas a receber os certificados das mãos das vereadoras Raimunda Barros e Fátima Carvalho.  A professoras Fabiana Mendes, da comunidade de Conceição das Crioulas, juntamente com dois alunos receberam  um ramalhete de flores da ex-prefeita e professora Cleuza Pereira do Nascimento, depois de terem lido três textos em versos e prosa assinados por alunos da escola.

Representando a Loja Maçônica  de Salgueiro – Legionários da Fraternidade 35 –  Francisco Lopes  Leão, apresentou uma breve biografia de Lucila Angelim. A solenidade culminou no final, com a entrega da medalha à ganhadora desta edição 2016, a médica Denise Ribeiro Barros, entregue pelo prefeito Marcones Libório de Sá  e a primeira dama Valdívia Sá, além do troféu entregue por Marcos  Angelim.

Denise agradeceu às pessoas e entidade  que indicaram seu nome e frisou a iniciativa da Prefeitura através da Coordenadoria da Mulher por manter uma premiação coerente com o papel da mulher. “Nessa caso como atuante na comunidade e no setor público esse prêmio também quero estender às pessoas que sempre atuaram ao meu lado na execução dos trabalhos em favor da saúde da comunidade. Sem a união e o apoio de todos não haveria resultados”, completou.

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para casamento coletivo em Salgueiro (PE) estão abertas

Quem deseja oficializar a união com o parceiro ou parceira já pode fazer a inscrição para …