MEC mostra conclusões sobre faculdades irregulares em Pernambuco

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) receberá nesta segunda-feira (6) as conclusões do Ministério da Educação (MEC) sobre a investigação acerca das faculdades irregulares em Pernambuco. A audiência pública será às 9h, no Plenário da Alepe.

O relatório do MEC é um desdobramento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Faculdades Irregulares, presidida pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD).

A CPI concluiu, no ano passado, relatório, elaborado pela deputada Teresa Leitão (PT), em que eram apontadas compra e venda de diplomas e o prejuízo para mais de 20 mil pessoas que sonhavam com a formação de nível superior.

“A CPI denunciou também faculdades que utilizavam indevidamente instalações físicas da rede pública estadual e municipal, além de instituições de ensino que ministravam cursos de extensão como se fossem de graduação”, destacou Rodrigo Novaes.

Embora a CPI tenha tratado das faculdades irregulares em Pernambuco, os parlamentares apuraram que o esquema não se restringia ao estado. Havia casos no Nordeste e até na região Sudeste.

De acordo com a relatora da CPI e presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Teresa Leitão (PT), o Ministério da Educação fez uma investigação a partir do relatório elaborado para a CPI.

“É importante que tenhamos acesso às conclusões do MEC para darmos uma efetiva satisfação à sociedade. Ao todo, 17 instituições estavam envolvidas com oferta de cursos superiores sem permissão do Ministério da Educação”, informou a parlamentar. (Folha PE).

Fechado para comentários

Veja também

Rua de grande fluxo no bairro Alto da Maravilha em Juazeiro (BA) será interditada a partir dessa segunda-feira (6)

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Juazeiro informa que o trecho da …